domingo, 27 de dezembro de 2009

O natal acaba e ficam as embalagens...


Depois de dias muito tranquilos de natal.. Hoje tive um dia diferente! Sai para ir numa mega Loja tipo uma TOCK STOCK.. chamada IKEA, fui primeiro porque gosto muito de ir la, (ou gostava ainda estou entendendo bem meu sentimento) e tambem para ajudar minha amiga ANA a renovar a decoracado do quarto dela!

O dia foi legal, passear na IKEA me faz "viajar" em design e decoracao.. e eu gosto disso!
Mais hoje foi um dia impar, estou meio xocada com o que as pessoas fazem para comprar, consumir so porque eh epoca de Natal. Ja tive outros dias assim, de silencio interior, de meditacao sobre consumismo x uma vontade de comrpar que nunca acaba!!! Experiencias como essa ja me aconteceram antes..Uma vez foi um TRAIL na loja da zimmermam, uma loja famosa de roupas aqui na Australia vou contar mais ou menos como foi:

Recebi um convite de uma amiga para fazer um teste nessa loja, aqui chamamos de casual, cheguei bem cedinho e era um dia especial na loja, queima total do estoque da colecao passada e tudo pela metade do preco ou menos. FOU UM DIA CAOTICO para mim. Primeiro porque minha experiencia com moda é ZERO, segundo que foram 12 horas correndo para la e para cá! A experiencia em varios aspectos foi brilhante! Mais tem um aspecto que me fez amadurecer demais.: Até onde as pessoas vao para comprar coisas e mais coisas so porque esta em promocao? Isso me intriga, sempre me intrigou, mais ultimamente (e ainda mais num pais onde todos tem dinheiro pra sair gastando feito doido) tem sido muito mais intenso. Nessa loja coisas como Maes que deixam o filhinho pequenininho isolado dentro do vestiario e sai feito doida pegando vestidos para experimentar, gente que eh grossa com todo mundo porque esta com pressa para pegar o maior numero de vestidos tamanho sei la 8, gente que é nitido esta cansada, ou depressiva fica horas dentro da loja andando para la e para sem saber o que quer!
COisas assim.. Me deixaram muito alerta desse mundo das promocoes..

Hoje e tambem ontem foram a mesma coisa. Australiano tem o hábito de comprar o PLANETA e depois do dia de Natal, aqui chamamos BOXING DAY> tudo em promocao, tudo o que sobrou, diga-se de passagem porque antes do Natal também é uma loucura!

E ae, ontem gastamos duas horinhas no shopping para comprar um secador de cabelo para Gi que estava em promocao e foi bem cansativo, mais nada tao esquisito quanto a experiencia de hoje na IKEA<>

Muito marcante para mim... Foi uma loukura, Maes com criancas gritando para todo lado e elas ignoram, poruq estao dominadas pelas promocoes.. O restaurante nem estava mais comportando tanta gente, a aninha teve que almocar com garfo descartavel porque acabaram os garfos.. E olha que IKEA tem uma estrutura como poucas no mundo. TTudo era caotico, demorado e cansativo. O caixa, sem comentarios, fikamos uma hora numa fila para pagar porque o sistema de cartao de credito parou. Sei la.. O mundo ta fikando doido ou Sou eu quem pirei?
Vale a pena tudo isso porque as coisas estao sei la, um pouco mais baratas?

Isso sem contar que deveriamos nos sentir completos, satisfeitos porque temos Jesus nascendo todos os dias, e NATAL eh o tempo de comemorar isso. Isso Deveria ser MUITO MAIS que o Bastante.. Mais isso eh assunto para outra hora...


Voltando ao primeiro paragrafo, ainda estou tentando entender meu sentimento pela IKEA< é mesmo uma relacao com meu amor pelo design ou seria eu também sendo DOMINADA pelo mundo para propaganda.. Como publicitaria, eu nao deveria cair nessa, NAO acham???

3 comentários:

Elis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elis disse...

Paula, eu acho que entendo o que vc está falando. Estive nos EUA em novembro e no feriado de ação de graças fomos pra Miami. Ou seja, peguei o famoso black friday, um dia de descontos inimagináveis pra gente aqui no Brasil (como se os preços de lá já não fossem suficientes pra deixar a gente doida). Os americanos são consumidores COM-PUL-SI-VOS. Compram tudo o que vêem pela frente, têm trocentos cartões de crédito na carteira de forma que, se estouram um, vão para o outro e por aí vai. Dá para entender pq tanta gente perdeu casa, carro e tudo mais nessa última crise. O apelo é gigante, a mídia é totalmente POLISHOP. Convencem de verdade as pessoas que se elas não tiverem aquele produto serão infelizes para o resto de suas vidas! E isso vale para todo e qualquer bem de consumo, desde carro, roupas até alimentação, pois as gôndolas dos supercenters são um convite ao gasto desenfreado e à comilança desregrada. Foi um choque, tanto lá, quanto aqui, quando voltei. Pois é triste demais vc saber que se lá, de um lado vc é seduzido pelo apelo consumista, aqui vc é descaradamente roubado pelos valores absurdos que se paga por qq coisa.
Imagine, que tinha uma Ikea do lado do nosso hotel. Não fui pq não tinha mais mala sobrando, ahahaha
Bjs
Elis

Nina Kallas disse...

Quem nAao gosta da IKEA...Aqui em sampa tem o ETNA que tenta imitar. so tenta,rsrs